sábado, 22 de novembro de 2014

A Cinderela volta a perder o sapatinho

O novo filme da Disney, Cinderela, realizado por Kenneth Branagh, estreia em Março de 2015 e, apesar de todos já conhecermos a história, deve valer a pena, nem que seja para apreciar o trabalho da figurinista Sandy Powell. 


Apesar de o conto de fadas ser intemporal, Powell criou os magníficos vestidos como se eles tivessem sido concebidos nos anos 40 ou 50 para serem usados num filme de época do século XIX. As irmãs más da Cinderela querem-se ridículas por fora e cruéis no interior. Para vestir a própria Cinderela foi necessária uma reformulação da iconografia tradicional do conto. A figurinista não queria que Cinderela vestisse simples trapos, como habitualmente é retratada. Em vez disso, Powell optou por um vestido que começou por ser bonito, mas que se foi desgastando com o passar do tempo.





O mágico vestido azul celeste que a fada madrinha oferece a Cinderela na véspera do baile apresenta-se volumoso, composto por mais de uma dúzia de camadas de fina seda em diferentes tons de azul claro, turquesa e lavanda.







O tão desejado sapatinho de cristal foi desenhado em colaboração com Swarovski, e com base num sapato de 1890 que Powell encontrou num museu em Northampton. O salto de quase 13 cm e o facto de ser feito de cristal torna-o num sapato em que é praticamente impossível de andar. 

Sem comentários: