segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O fabuloso vestido vermelho de Claire Fraser

"Fechei a porta da sala de visitas silenciosamente atrás de mim e fiquei parada, imóvel, por um instante, reunindo coragem. Ensaiei uma respiração funda para recobrar serenidade, mas a pressão do espartilho com barbatanas de baleia fez o ar sair como uma respiração sufocada.

Jamie, imerso num punhado de notas de remessas por navio, ergueu a cabeça com o ruído e ficou paralisado, os olhos arregalados. A boca abriu-se, mas não emitiu nenhum som.

- Gostas? - Movendo a cauda do vestido com um pouco de cautela, avancei pelo aposento, oscilando delicadamente como a costureira me instruíra, a fim de exibir as finas nesgas de seda plissada embutidas na sobressaia.

Jamie fechou a boca e piscou várias vezes.

- É... ah... vermelho, não é verdade? - observou."
 


Em A Libélula Presa no Âmbar, segundo volume de Outlander, de Diana Gabaldon, a personagem principal, Claire Fraser, surge num surpreendente vestido vermelho criado para destacar quem quer que o usasse no meio de uma multidão, ela precisava de surpreender todos num baile em Versalhes, pelo qual tinha sido convidada pelo próprio rei. Quem leu primeiro o livro e só depois começou a ver a série, ao contrário de mim, que funciono quase sempre ao contrário, estava ansioso por ver o famoso vestido vermelho de Claire tornar-se real. Terry Dresbach, a designer de figurinos da série, escreveu sobre ele na sua página, local absolutamente espantoso para quem é fã da série e do século XVIII em geral. Deliciem-se com os pormenores que vos mostro de seguida!


"Sangue de Cristo, a cor mais em moda da temporada, ou assim me disseram."


"Seda vermelha para o vestido vermelho."


 "Deslizei elegantemente pela sala, fazendo a imensa sobressaia balançar-se como um sino."

 
"- Vistoso? - grasnou. - Vistoso? Meu Deus, consigo ver cada centímetro teu, até à terceira costela!"


"- Os homens não têm a menor noção de moda. Mas não te preocupes. A costureira disse que é para isso que serve o leque."


"- Faz-me um único favor, Sassenach - disse ele, cobrindo os meus ombros com o pesado manto de veludo. - Arranja um leque maior."



3 comentários:

isa disse...

wow.. muito interessante ;)
a seguir fazes o post do vestido vermelho do viver depois de ti :D
<3

C. disse...

omg... outlander *____*

Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Lis disse...

Adoro esta série :D